quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cortejo Teatral marca o ultimo fim de semana da Mostra Curto-Circuito de Teatro


Da Assessoria

A programação do último fim de semana da Mostra Curto-Circuito de Teatro traz quatro espetáculos e uma surpresa para a produção local. Nesta sexta-feira (02.05), as ruas do Centro de Cuiabá ganham um grande Cortejo Teatral, em que bonecos gigantes, artistas circenses, atores e palhaços, acompanhados por uma banda musical que tocará canções populares, invadirão as ruas e praças do centro a partir das 17h. A intervenção marca a participação da Associação Cultural Leite de Pedras na Mostra e tem o objetivo de comemorar a realização do Curto-Circuito interagindo com a população cuiabana.

No mesmo horário, o Grupo Tibanaré realiza mais uma intervenção urbana de teatro, com espetáculo Palhaçando no Ônibus, em que um grupo de Clowns pegará carona nos ônibus coletivos da capital, provocando uma divertida bagunça, da melhor maneira é claro, na viagem dos passageiros. Oferecendo alegria, risadas e diversão, eles percorrerão num total de cinco ônibus, saindo do terminal do CPA 1, às 17h. A partida é a única coisa marcada. O que acontecerá nas viagens é surpresa, pois eles trabalham com improvisação e a partir da interação com o público surgirão as cenas que comporão a performance.

Ainda na sexta-feira, às 20h, no Espaço Cultural Silva Freire, a Cia Thereza João apresentará o espetáculo "Objetos" em que são utilizados três contos de Lygia Fagundes Telles para retratar relacionamentos amorosos em crise ou em fase terminal. "Objetos" é constituído de três quadros que são adaptações teatrais dos contos "Os objetos", "A Chave" e "Venha ver o pôr-do-sol".
Segundo a companhia, essa apresentação é parte do processo de pesquisa iniciado no final de 2007. Os textos foram trabalhados para que uma das personagens seja o mais minimalista possível. A liberdade está presente na outra personagem como contraposição entre o esgotamento estático e a ação dramática liberta. No elenco está a atriz Thereza Helena e o ator João Manuel Mota. A direção é de Joseph Fragerri e Leandro Brito.

No sábado (03.05), a companhia Sociedade da Cena estréia o espetáculo "Anarella", às 20h, também no Espaço Cultural Silva Freire. A peça é uma comédia que critica o abandono sofrido pelos idosos. De acordo com informações da companhia, mesmo sendo uma comédia, a montagem recebeu um tratamento lírico e dramático para que as pessoas se identifiquem e passem a refletir sobre o que ainda podem fazer na vida. O espetáculo é uma adaptação do texto "Donana" de Reinaldo Cianbroni. A concepção geral e atuação são de Juliano Rodrigues e a sonoplastia é assinada por Paulinho Pedra Azul.

Para fechar a Mostra Curto-Circuito de Teatro, o Grupo Jaboti apresenta o espetáculo "A Verdade da Mentira" na Praça Santos Dumont, às 17h. Essa peça surgiu baseada nas observações de como as mentiras cotidianas interferem de forma apoteótica na vida comum. Segundo o ator Eduardo Batista, um dos integrantes do elenco, o espetáculo de gênero cômico com algumas pitadas de ironia questiona as "pseudo-verdades" a partir de um personagem central que é candidato a todos os pápeis da vida cotidiana (pai, esposo, empregado, patrão, etc) e seu destino é decidido na luta constante entre as verdades e as mentiras. No espetáculo, o público é convidado a interagir, tornando-se, em vários momentos, agente da peça, inclusive decidindo o desenrolar dos fatos. O elenco é completado pelas atrizes Nanda Rodrigues e Gabriela Tamberi. Direção, figurinos e cenário é de Djalma Maciel que assina o texto juntamente com Julio Rodrigues. O grupo recomenda o espetáculo para todos os públicos em especial para as pessoas que apreciem um conteúdo reflexivo e ao mesmo tempo descontraído.

CONSCIENTIZAÇÃO

Em todos os espetáculos do Curto-Circuito a entrada é franca. Mas a produção da Mostra trabalha com a conscientização das platéias para o valor do trabalho artístico. Assim o espectador tem a oportunidade de dar sua contribuição, pagando após o espetáculo a quantidade que quiser, puder ou achar merecido, conforme está no blog da Mostra (www.curtocircuitodeteatro.blogspot.com).
O Curto-Circuito é produzido pela gerência de teatro da Cooperativa de Comunicação, Cultura e Arte (Coccar) e faz parte do calendário de comemoração dos 289 anos de Cuiabá da Prefeitura Municipal, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Nenhum comentário: