sábado, 19 de abril de 2008

Mostra Curto-Circuito traz espetáculos para todos os públicos neste domingo (20)

Assessoria Curto-Circuito
João Manuel Mota

Quem quiser se divertir, se entreter, se emocionar ou refletir a condição humana pode conferir a programação deste domingo (20) da Mostra Curto-Circuito de Teatro. Às 17h, na Praça Santos Dumont, a Cia Volta Seca apresenta "Rir Sem Parar" que mescla teatro, música, cultura popular e circo. No mesmo local, às 20h, o público assistirá "O Cavalo Transparente", texto de Silvia Orthlof, encenado pelo Pessoal do Anima. No Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc), também rola às 20h a apresentação de "Senhora dos Afogados", montagem da Cia Teatro Paradegraça para o texto de Nelson Rodrigues.

PRAÇA – Resgatando canções folclóricas, números variados de mágica e de teatro de mamulengo, palhaços em perna de pau, cenas tradicionais de palhaço, bonecas de cabeça gigante, bonecos de bichos, anedoatas e divertidos causos, a Cia Volta Seca de Teatro e Circo instala seu picadeiro na Praça e apresenta o espetáculo "Rir Sem Parar". Segundo o ator Luciano Ribeiro de Jesus, o espetáculo foi montado há um ano sendo resultado da compilação de alguns trabalhos já realizados pela companhia, que surgiu há 20 anos.

A linguagem circense permeia todos os trabalhos do grupo e nessa peça eles utilizam elementos lúdicos, como brinquedos já esquecidos. Segundo o grupo, usando esses elementos unidos às brincadeiras, como cantigas de roda e jogos de rua, o espetáculo mostra que é possível a integração entre as pessoas, pois elas estão cada vez mais individualistas. "Levamos a brincadeira sincera, sem ofensa a ninguém, e provamos que é possível eliminar as dificuldades de se trabalhar em grupo", conclui Luciano, que no espetáculo faz o palhaço Pintadinho. O elenco também é composto pelos artistas Marizes Santos, Anthony Santos e Liudmila Diaz.

O Pessoal do Anima, com "O Cavalo Transparente" busca resgatar no público infantil a imaginação, a liberdade e a espontaneidade, que são traços marcantes na obra de Sylvia Orthorf. Inspirado na obra da autora, o musical, repleto de danças, músicas e cores, passa num mundo cheio de fantasias.

A cigana Carmelita perdeu seu vidrinho de perfume contendo todas as tristezas do mundo. Enquanto o procura em seu caminho encontra diversos seres míticos: Deuses, sereias, pandeiros e… O cavaleiro Montaria, que galopa no vento montado em seu cavalo transparente. A peça conta de forma lúdica o "porque" de o mar ser salgado.

O diretor do espetáculo, Eduardo Butaka, relata que para a Mostra Curto-Circuito a montagem, originalmente formatada em palco Italiano, foi adaptada para espaço aberto. "Vamos experimentar esse novo formato. Tivemos um mês e meio para constituí-lo e o resultado foi um espetáculo mais portátil que podemos levar a mais lugares", afirmou Butaka.

Compõem o elenco os atores Ana Rosa Fagundes, Jean Campos, Rafael Ribeiro, Laura Brito, Silvério Almeida, Monique Gomes, Driéli Venâncio, Thiago Mourão. O figurino é assinado por Lais Martins e a iluminação por Eduardo Butakka . Vale ressaltar que a trilha sonora foi composta especilmente para o espetáculo, sendo a direção musical de Thiago Mourão.

MISC – Também, na programação deste domingo, está "Senhora dos Afogados", peça do conceituado dramaturgo Nelson Rodrigues, escrita em 1947, encenada em Cuiabá pela Cia Teatro Paradegraça, com direção de Maira Jeannyse. A diretora que está em Cuiabá há dois anos aprovou a iniciativa das companhias locais ao se unirem para alcançar objetivos comuns. "Esse é o momento propício para essa mobilização, pois assim pode-se abrir caminho para a formação de platéias e sensibilização de possíveis patrocinadores" comentou.

"Senhora dos Afogados" faz parte da fase mítica do autor, quando utiliza os mitos do Teatro Grego, mais especificamente da tragédia, como fonte de construção dramática.A peça narra a trajetória de maldição da família Drummond, liderada por Moema que nutre um desejo incestuoso por seu pai e, para realizá-lo, elimina todos que a cercam, através do mar. A encenação, itinerante, se apropria do local como espaço cênico, propondo ao público total integração com o espetáculo.

A Cia Paradegraça foi formada a partir do trabalho de conclusão do curso de Artes Cênicas da Unic. Para a temporada deste ano, que se encerrou no ultimo dia 13 de abril, foram convidados os atores Mauricio Ricardo, Jonatas Rodrigues, Ieda Acunha e Willian Fidelis. Completam o elenco Tereza Antunes, Emanuelle Calgaro, Paulo Fábio e Priscila Ásckar. O Cenário é assinado por Marcelo Velasco, o figurino por Antonina Cajango e a iluminação ficou a cargo da empresa HIALD. A produção é de Joilson Francisco.

Em todos os espetáculos do Curto-Circuito a entrada é franca. Mas a produção da Mostra trabalha com a concientização das platéias para o valor do trabalho artístico. Assim o espectador tem a oportunidade de dar sua contribuição, pagando após ao espetáculo a quantidade que quiser, puder ou achar merecido, conforme está no blog oficial da Mostra.

O Curto-Circuito é produzido pela gerência de teatro da Cooperativa de Comunicação, Cultura e Arte (Coccar) e faz parte do calendário de comemoração dos 289 anos de Cuiabá da Prefeitura Municipal, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Mais informações: (65) 3023-1794 ou (65) 8407-1184

teatrococcar@gmail.com


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

http://curtocircuitodeteatro.blogspot.com/2008/04/programao-completa.html

Nenhum comentário: