quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mostra Curto-Circuito traz 19 espetáculos produzidos em Cuiabá


Assessoria

Começa nesta sexta-feira (11.04) a Mostra Curto Circuito de Teatro que tem na programação 19 espetáculos a serem apresentados até o dia 04 de Maio. As apresentações vão ocorrer sempre nas sextas, sábados e domingos em locais como o Clube Feminino, Centro Cultural Silva Freire, Praça Santos Dumont, MISC e até em um ônibus coletivo, com partida do Terminal do CPA 1. A ação faz parte do calendário de comemoração dos 289 anos de Cuiabá e tem o objetivo claro de fomentar o teatro produzido nessa cidade. A programação oficial da Mostra já está disponível no site www.curtocircuitodeteatro.blogspot.com.

A Mostra composta exclusivamente de produções locais une companhias profissionais e amadoras, agregando na programação desde trabalhos fruto da arte-educação até espetáculos com reconhecimento regional e nacional. Segundo a produção do evento, a ação é um primeiro passo para a viabilidade econômica do fazer teatral, pois incentiva a pesquisa em artes cênicas ao garantir a apresentação dos resultados dos trabalhos. Após a 1º edição da Mostra, a intenção é compor uma agenda anual permanente de apresentações desses e de outros espetáculos.

"O que se apresenta como realidade hoje é o desestimulo à produção artística. Os grupos iniciantes, ou de estudantes, têm muita dificuldade para apresentar seus trabalhos. Ao agregar esses grupos à companhias já profissionais e estruturadas, promove-se o intercâmbio e o trabalho coletivo em prol da arte" afirma Jan Moura, ator e presidente da recém-criada Cooperativa de Comunicação, Cultura e Arte (Coccar), entidade responsável pela produção do Curto Circuito.

Jan Moura relata que a intenção da produção é transformar o Curto-Circuito em um evento conhecido nacionalmente. "O próximo passo tranformar o evento em uma Mostra Estadual, que contemple espetaculos produzidos em cidades do interior de Mato Grosso", completa.

Com relação a entrada nas apresentações, o Curto Circuito de teatro inaugura um nova forma de valoração do trabalho artistico denominada teatro pós-pago, ou seja, a população determina quanto vale o espetáculo e poderá contribuir, ao final, com aquilo que achar merecido.


MOBILIZAÇÃO

O Projeto da Mostra Curto-Circuito de Teatro nasceu da integração e interlocução entre as companhias teatrais de Cuiabá por meio Movimento de Teatro, carcterizado como um forúm aberto de discussão acerca do mercado teatral. Após a mobilização dos grupos a produção da Mostra passou para a gerêcia de Teatro da Coccar, hoje sob a responsabilidade da atriz e produtora cultural Mazé Oliveira.

A ação conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, que integrou o Curto-Circuito a programação oficial de comemoração dos 289 anos de Cuiabá.

PROGRAMAÇÃO

Neste fim de semana, o público poderá conferir quatro espetáculos da programação Na sexta-feira, a Cia Pessoal de Teatro apresenta "Murucututu: A lenda da Coruja Grande da Noite" no Clube Feminino, a partir das 18h. No sábado, a atriz Alicce Oliveira apresenta "Histórias Birurtas e Batutas" no Espaço Cultural Silva Freire, às 17h. E no domingo a Cia Teatro Mosaico apresenta "Romeu e Julieta" na praça Santos Dumont, às 17h.

No espetáculo "Murucututu" a atriz Lilian Marques apresenta três personagens: a Menina, a Avó e a Coruja Murucututu. A Menina: símbolo de coragem e dos anseios da juventude; a Avó: figura emblemática que traz em si a sabedoria e arte de contar histórias; e o Murucututu: personagem do mistério e da poesia. Tem-se também a figura da Narradora que conduz toda a trama e que nos permite transitar por todas as dimensões do espaço-tempo, deixando a cena anacrônica e aproximando esse universo fantástico das referências pessoais do espectador. Hora encenado, hora cantando, e hora narrando, a atriz estabelece com o público uma relação de cumplicidade, interagindo o tempo todo com o cenário, com os objetos de cena e estimulando ativamente a imaginação de quem participa dessa experiência teatral.

Em "Histórias Birurtas e Batutas", a atriz e contadora de história entra em cena para contar quatro histórias, estas contadas de forma envolvente e divertida, são elas: "Festança na beira do Rio" em que uma onça muito esperta e faminta resolve dar uma festa na beira do rio e convida toda a bicharada, mas entre os convidados aparece o macaco, muito mais esperto que ela; "Forró no céu" em que numa lagoa o sapo recebeu a notícia que iria ter um forró no céu e ficou muito triste por que sem asas não iria conseguir chegar no céu e todos os passarinhos tiravam sarro dele por isso; "João Jiló" é a outra história em que um menino que era amargo feito Jiló, e que adorava caçar passarinhos. Mas num belo dia encontra um passarinho que vai lhe dar um trabalho danado; E por fim "Moncho e a Mancha" que narra a história de um menino que adorava desenhar, até que um dia em meio a tantos desenhos ele encontra em uma de suas folhas em branco, uma enorme mancha negra, logo ele imaginou que aquilo se parecia com alguma coisa!

A peça teatral "Romeu e Julieta"da Cia Teatro Mosaico, propõe uma releitura do clássico de Shakespeare em três atores bufões contacenam com bonecos para conta a história dos filhos de duas famílias rivais da cidade de Verona. Romeu é um Montecchio e Julieta uma Capuleto, mas nem mesmo a ferrenha rivalidade de suas famílias é capaz de impedir o destino de suas vidas. Ao se conhecerem em um baile de máscaras, apaixonam-se perdidamente um pelo outro. Casam-se secretamente sem o consentimento de seus pais, mas uma fatalidade os separa, Romeu é exilado e tem que deixar sua amada esposa. Para poder reaver seu amor, Julieta tem que passar por um sacrifício semelhante a morte, porém o plano de fuga dos dois não tem êxito e para poderem ficar juntos para sempre legitimam suas juras de amor com a própria vida.

Para fechar a programação da primeira semana, quem se apresenta é a Cia Arte Negus, com o espetáculo Mimesis, que tem a seguinte sinopse: Kambito e Kambota são dois palhaços, dois amigos, dois rivais, enfim, dois humanos. Ele charlatão, ela bailarina. Chegaram na cidade, vindos do país de Blablinskov, para tentar apresentar o grande espetáculo MIMESIS, mas para dois palhaços tão cheios de "humanices", ou dois humanos tão cheios de "palhaçonices" até apresentar o que estão dispostos pode ser meio complicado demais. Se trompam, se atropelam, lutam entre si, lutam com o invisível, e por fim, a atrapalhação se torna o espetáculo. Muito prazer, Kambito e Kambota.

Mais informações: 3023-1794 ou 8407-1184.

Nenhum comentário: