sexta-feira, 18 de abril de 2008

OUTROS QUINTANAS - CONFRARIA DOS ATORES


Foto: Marcos Pratt

Em 2006, a partir de pesquisas em dança contemporânea e do encanto da companhia em relação à obra de Mario Quintana, surgiu o espetáculo Outros Quintanas, um desafio para a Confraria dos Atores. Sem qualquer formação na área de dança, os atores da companhia buscaram traduzir as sensações e os sentimentos, a livre expressão do corpo num conjunto cênico-literário.

Da leitura, interpretação dos poemas e da pesquisa da vida do autor encontramos um ambiente característico do universo de criação de Mario Quintana: sozinho num quarto, fumando cigarros, bebendo café, escrevendo à lápis, a poesia surge. Seguindo à risca os hábitos de Mario Quintana, os atores envolvem o público numa arena inundada de versos em papel, com café quentinho que são servidos a quem queira. Dançando e brincando com a platéia, os “outros quintanas” do espetáculo mostram suas interpretações particulares da poesia do autor.


Foto: Marcos Pratt

Outros Quintanas foi criado sem a intenção de biografar Mario Quintana ou de meramente declamar seus poemas. A Confraria dos Atores mostra com muita leveza os efeitos que a obra do autor provocam em cada intérprete. A companhia apropria-se das palavras do “poeta das coisas simples” para criar poemas visuais e musicais. A poesia está presente em cada aspecto da peça: da criação manual e coletiva dos figurinos à composição das canções.
Como é característico do trabalho da Confraria dos Atores, o público é livre para dançar, brincar, conversar e adentrar o espaço cênico. Sem formalidades a poesia é dada aos montes, jogada ao vento – literalmente – em forma de sons e papéis rabiscados.



Foto: Marcos Pratt

A trilha sonora original – executada ao vivo – foi composta a partir da relação dos poemas com as tonalidades das interpretações e o ambiente de encenação. Utilizando violão e pandeiro, surgiram os timbres e texturas das músicas que ora sublinham, ora pontuam, ora permeiam, ora dialogam, ora contrapõem o trabalho de Quintana e dos atores.
Ofertando poemas e musicando sentimentos a Confraria dos Atores apresenta sua leitura particular de Mario Quintana.
Direção: Benone Lopes
Elenco: Karina Figueredo, Jan Moura, Talita Figueiredo, Benone Lopes
Maquiagem: Luciano Paullo
Figurino: Talita Figueiredo
Produção: Confraria dos Atores
Pesquisa Musical: Emanuel Vitor
Musicista: Juliane Grisólia
Duração: 40 min
Faixa Etária: Livre
OUTROS QUINTANAS
Confraria dos Atores
Data: 19/04 (sábado)
Horário: 17h
Local: Praça Santos Dumont
Entrada Franca

Veja um trecho do espetáculo:


Conheça o Blog da Confraria dos Atores:
http://www.confrariadosatores.blogspot.com/

Nenhum comentário: