quarta-feira, 16 de abril de 2008

LITERATURA E TEATRO DIALOGAM NOS PRÓXIMOS ESPETÁCULOS DA PROGRAMAÇÃO

Assessoria Curto-Circuito
João Manuel Mota


Infância Poética - Grupo Tibanaré

A interlocução entre literatura e teatro é o que norteia os próximos espetáculos da programação da Mostra Curto-Circuito de Teatro. Na próxima sexta-feira (18.04) o Grupo Tibanaré apresenta "Infância Poética", que reúne poesias dos escritores Olavo Bilac e Ivens Cuiabano, às 18h no Espaço Cultural Silva Freire.

No sábado (19.04), "Outros Quintanas" da Confraria dos Atores invade a Praça Santos Dumont com as poesias de Mário Quintana, performances corporais, musica e café, a partir das 17h. E também no sábado, a poesia de Manoel de Barros inspira a Cia Porrada de Teatro a provocar sensações e instigar os sentidos do espectador com os espetáculo "Desutilidade Poética" às 20h no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc).

POETISANDO A INFÂNCIA

"Infância Poética" do Tibanaré se desenrola mediante três personagens (Amelinha, Mily e Prolonc), trabalhando o equilíbrio entre a tristeza e a alegria. Segundo o diretor do Grupo, Jéferson Jarcem, o Tibanare parte da premissa que a arte pode propor novos olhares sobre o mundo. A proposta é promover miscelâneas sentimentais, respeitando a particularidade do outro e proporcionando um resgate dos valores humanos, estabelecendo a amizade e uma das principais qualidades do ser humano: a sinceridade.

Assim, o grupo revisita o mundo infantil por meio das poesias de Olavo Bilac e Ivens Cuiabano sempre respeitando a inteligência da criança e acreditando que ela pode sentir e comprender o espetáculo de maneira diversa à do adulto. O elenco é formado pelos atores Fernanda Gandes, Rogério Santana e Naiane Nara. A iluminação ficou a cargo de Vini Hoffmann e o figurino é assinado por Fernanda Gandes. Jéferson Jarcem também foi o responsável pelo cenário e musica cênica.

INTERAÇÃO


Outros Quintanas - Confraria dos Atores

Os dois espetáculos de sábado, "Outros Quintanas" e "Desutilidade Poética", são formatados para espaços não-convencionais e apostam na interação com a platéia para instigar e sensibilizar. Mas o primeiro, da Confraria dos Atores, á realizado em espaços abertos, convidando o espectador a participar tomando café ou adentrando no espaço cênico com a mesma liberdade de um ator.

Comforme texto publicado na página da companhia no Overmundo, a Confraria dos Atores acredita no teatro como instrumento de descobertas e pretende estabelecer com seu público uma relação de troca. Em relação a isso o grupo escreve: "Ao passo que levamos materiais para que eles possam se questionar enquanto seres, a própria companhia se transforma ao receber deles o estímulo necessário para estabelecer esse 'ritual' cênico".

A direção deste espetáculo da Confraria dos Atores é de Benone Lopes e no elenco estão Karina Figueredo, Jan Moura, Talita Figueiredo e Benone Lopes. Na maquiagem, Luciano Paullo e no figurino Talita Figueiredo. A produção é assinada pela própria Confraria. A trilha sonora original de Emanuel Vitor é executada ao vivo e foi composta a partir da relação dos poemas com as tonalidades das interpretações e o ambiente de encenação.

Desutilidade Poética - Cia Porrada de Teatro

Já o espetáculo da Cia Porrada, realizado em espaço fechado, propõe uma certa intimidade com o espectador e ao mesclar teatro, poesia e música, e deseja provocar sensações. Em suas poesias, Manoel de Barros brinca muito com a linguagem, tem uma forma própria de descrever as coisas que muitas vezes é difícil de ser compreendida, mas agrada e provoca os mais variados sentimentos.

Assim a Cia Porrada propõe um cenário que é uma espécie de cozinha onde o ator procura instigar os sentidos do espectador. A proposta de mostrar que a poesia também emana do lixo e da preparação de alimentos e bebidas. Segundo o ator Mauricio Ricardo, idealizador do espetáculo, o musical não tenta passar nenhuma mensagem, não tem história, começo, meio ou fim. A concepção geral e atuação são de Mauricio Ricardo. A música cênica é de Raul Fortes e a iluminação de Emanuel Vitor.

CURTO CIRCUITO

A programação da Mostra Curto-Circuito de Teatro continua até o dia 4 de maio. No proximo domingo (20), tambem serão apresentados os espetaculos "Rir Sem Parar" da Cia Volta Seca, às 17h, e "O Cavalo Tranparente" do Pessoal do Anima, às 20h, ambos na Praça Santos Dumont. Ainda no domingo, a Cia Paradegraça apresenta "Senhora dos Afogados", às 20h no Misc.

A entrada em todos os espetáculos da Mostra é franca. Mas o projeto inaugura uma nova forma de valoração do trabalho artistico denominada teatro pós-pago, ou seja, a população determina quanto vale o espetáculo e poderá contribuir, ao final, com aquilo que achar merecido.

O Curto-Circuito é produzido pela gerência de teatro da Cooperativa de Comunicação, Cultura e Arte (Coccar) e faz parte do calendário de comemoração dos 289 anos de Cuiabá da Prefeitura Municipal, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Mais informações: (65) 3023-1794 ou (65) 8407-1184
teatrococcar@gmail.com

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
http://curtocircuitodeteatro.blogspot.com/2008/04/programao-completa.html
VEJA UM POUCO DO QUE ROLOU NA SEMANA PASSADA NO CURTO-CIRCUITO DE TEATRO:



Nenhum comentário: