terça-feira, 15 de abril de 2008

Curto-Circuito de Teatro é prestigiado por mais de 1000 espectadores



Assessoria Curto-Circuito
João Manuel Mota

A Mostra Curto-Circuito de teatro teve início e já mostrou a força da ação conjunta de atores, produtores e diretores de teatro residentes em Cuiabá. Cerca de 1000 espectadores assistiram aos quatro espetáculos apresentados no último fim de semana. O Curto-Circuito continua até o dia 4 de maio.

A coordenadora geral da Mostra, a atriz Mazé Oliveira, confessou que estava apreensiva quanto a uma possível falta de platéia nos espetáculos, pois a divulgação ocorreu a apenas dois dias do início. Entretanto, já no primeiro dia, o público compareceu na apresentação de "Murucututu: A lenda da Coruja Grande da Noite" da Cia Pessoal de Teatro no Clube Feminino.

As apresentações que se seguiram, "Histórias Birutas e Batutas" com a atriz Alicce Oliveira no sábado, "Romeu e Julieta" da Cia Teatro Mosaico e "Mimesis" da Cia Arte Negus no domingo, também tiveram relevante número de espectadores, principalmente as duas últimas realizadas na praça Santos Dumont que puderam ser assistidas por cerca de 800 espectadores, segundo dados da produção do evento.


Mazé avaliou como positivos esses primeiros três dias de Curto-Circuito. "Notava-se que as pessoas estavam interagindo com os espetáculos, e de alguma maneira as apresentações mobilizaram as pessoas. Ou seja, Cuiabá já tem um público de teatro", comentou.

Em relação às próximas apresentações Mazé concorda que os primeiros três dias contribuíram para divulgar a programação, principalmente por que os espetáculos apresentados não deixaram a desejar no quesito qualidade. "Um bom trabalho cativa o expectador e faz com que ele busque ver outras peças da programação. Mas, a presença desse espectador depende de outros fatores, como o acesso aos locais de apresentação", afirmou a coordenadora.

VALORIZAÇÃO

A Mostra Curto-Circuito de Teatro traz consigo alguns conceitos como o de descentralização e de valorização do trabalho artístico. O primeiro pode ser avaliado pela diversidade de lugares em que vão ocorrer as apresentações (Clube Feminino, Centro Cultural Silva Freire, Praça Santos Dumont, MISC e até em um ônibus coletivo) e pela participação de vários grupos (dezoito, no total), unindo companhias com reconhecido trabalho a grupos que iniciaram seus trabalhos a menos de um ano.

O segundo conceito, valorização do trabalho artístico, acontece quando a Mostra possibilita a entrada franca entretanto permite que o espectador dê sua contribuição, pagando após ao espetáculo a quantidade que ele "quiser, puder ou achar merecido", conforme está no blog oficial da Mostra.

Para a coordenadora-geral, o trabalho de conscientização e sensibilização das platéias é feito por etapas, ou seja, nesse primeiro momento o público entende que pode contribuir e que dessa forma colabora para que a arte teatral produzida em Cuiabá se viabilize. "Foi uma boa surpresa a contribuição dos espectadores", comemorou Mazé.

"Qualquer projeto, qualquer ação, sempre vai trazer um novo público. Toda ação prevê a criação de uma demanda. E é isso o que esperamos acontecer", enfatizou.

A programação continua a partir da próxima sexta-feira (18), com o espetáculo "Infância Poética" do Grupo Tibanaré. No sábado tem os espetáculos "Outros Quintanas" da Confraria dos Atores e "Desutilidade Poética" da Cia Porrada de Teatro. No Domingo é a vez dos espetáculos "Rir Sem Parar" de Cia Volta Seca, "O Cavalo Tranparente" do Pessoal do Ânima e "Senhora dos Afogados" da Cia Paradegraça.




VEJA AS FOTOS DOS ESPETÁCULOS QUE JÁ PASSARAM PELA MOSTRA:
http://movimentodeteatro.ning.com/photo

Um comentário:

Emanuel Vitor disse...

Viva o teatro! Com muita saudade e alegria acompanho esta semana aqui de Brasília o Curto-Circuito...Temos que ser arrojados realmente e mostrar nossa organização e força!
Grandes abraços a todos os teatreiros!