quinta-feira, 17 de abril de 2008

INFÂNCIA POÉTICA - GRUPO TIBANARÉ






Este grupo caminha acreditando no poder da arte perante a nossa sociedade, acrescentando em cada produção um novo olhar sobre o mundo. Do figurino, da maquiagem, do lúdico da personagem, da poesia que desliza no fazer teatral, o Grupo Tibanaré acaricia o publico com as poesias de Olavo Bilac e Ivens Cuiabano nesta sexta-feira dia 18 de abril às 18h, no Espaço Cultural Silva Freire, com a produção de grande sucesso do ano passado para o público infantil “Infância Poética”.
O Espetáculo é uma das programações do Curto-circuito de teatro, que surgiu depois da integração e interlocução entre as companhias teatrais de Cuiabá, com objetivo de mobilizar a produção teatral em todo o Estado Mato-grossense “Estamos num ano muito forte para o teatro, onde os grupos estão se apoiando, seguindo suas ideologias e compreendendo as dos outros, dando assim uma amplitude para o teatro do estado” revela o diretor Jefferson Jarcem.
Infância Poética se desenrola mediante três personagens (Amelinha, Mily e Prolonc), usufruindo-se do equilíbrio entre a tristeza e a alegria, sendo capaz de promover miscelâneas sentimentais, respeitando a particularidade do outro e proporcionando um resgate dos valores humanos, estabelecendo a amizade e uma das principais qualidades do ser humano: a sinceridade.








O diretor esclarece que a produção tem um código particular com a criança e o idoso, no qual são em muitos momentos do espetáculo, os únicos a compreender a sensibilidade das ações das personagens, “Há uma particularidade desta produção perante o público, o desejo maior é o sentir, se um espectador sai com algo dentro de si, sobre o espetáculo, ficaremos aprazíveis com acontecido”.
Esta produção sai do seguimento do teatro “ABC”, fazendo o público pensar, buscar o compreendimento sentimental das personagens. O texto respeita a inteligência infantil, “todos pensam que a criança não compreende, não sentem o espetáculo, mas é ao contrário, eles compreendem e sentem muito, mas de uma forma diferente a nós todos que vivemos num racionalismo, aí você me pergunta, e os idosos? Eles voltam a uma essência infantil, mas com a diferença da experiência de vida e o entendimento que não vale racionalizar nossa vida e esquecer da nossa magia de viver”.








”Infância Poética respeita a criança, compreende que ela tem o seu tempo, que sente tristezas, raiva, amor e entre outros como todos nós. A criança é sincera conosco, então desejamos ser sinceros com ela e mentirosos no momento da magiar, ela sabe que é uma mentira, mentira boa, gostosa, viajante como uma pipa no céu azul, porém a imaginação, a magia pode ser uma grande verdade, complexa para nós adultos. Essa é a essência da criança! Assim, desejo descobrir mais sobre essa essência esquecida. Quando apagar as luz dessa magia, desejo que as crianças saibam que nós adultos entendemos os seus sentimentos” Jefferson Jarcem.

Elenco: Fernanda Gandes, Rogério Santana, Naiane Nara, Watila Fernando
Direção: Jefferson Jarcem
Texto: Jefferson Jarcem – poesias Olavo Bilac e Ivens Cuiabano
Cenário: Jefferson Jarcem
Figurino: Fernanda Gandes
Iluminação: Vini Hoffmann
Música cênica: Jefferson Jarcem
Duração: 55 min
Faixa etária: Livre

Serviço:
INFÂNCIA POÉTICA
Grupo Tibanaré

Data: 18/04 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local:
Espaço Cultural Silva Freire
Entrada Franca

Conheça o site do Grupo Tibanaré:
http://grupotibanare.ning.com/

Nenhum comentário: