quinta-feira, 24 de abril de 2008

Nesta sexta tem estréia na Mostra Curto Circuito de Teatro






Assessoria Curto-Circuito

A programação desta sexta-feira (25) da Mostra Curto-Circuito de teatro traz os espetáculos “O Circo” da Cia Teatro Uriel, às 18h, e a estréia de “Desassosegos” da Companhia de Arte La Trup Maatma. As apresentações serão: O Circo no Espaço Cultural Silva Freire, localizado na Rua 24 de Outubro s/nº no bairro Vista Alegre, região do Coxipó, próximo ao início da avenida de acesso ao Parque Cuiabá, e Desassossegos no MISC - Museu da Imagem e Som de Cuiabá.

O primeiro espetáculo desta sexta, “O Circo”, conta a história de dois palhaços, Tirilingo e Pirulão, que recebem uma carta misteriosa de um velho amigo, o antigo apresentador de circo Seo Serafim, e descobrem que precisam ajudá-lo. Para isso passarão por grandes aventuras e situações muito estranhas para buscar a realização do sonho de reviver a magia do Circo.

Segundo o ator Venicio de Souza, autor do texto, a peça tem o objetivo de mostrar que para recuperar a universo fantástico do circo basta ter o artista, platyeia e muita. Alem de Venicio compõem o elenco os atores André Luiz, Maicon D’Paula e Janailson Martins. A direção cênica, cenário e figurinos são frutos de criação coletiva. A sonoplastia é assinada por Gisele Moraes.


ESTRÉIA


A companhia La Trup Maatma foi criada no segundo semestre do ano passado por quatro atores que trabalhavam juntos ha algum tempo. O primeiro trabalho com a marca da trupe é “Desassossegos”, espetáculo poético que reúne textos de Fernando Pessoa, Miguel de Cervantes e Carlos Drumond de Andrade para retratar os conflitos sentimentais dos universos masculino e feminino, na peça representados por dois personagens que na adolecencia viveram um grande amor e se reencontram.


Segundo o ator e diretor desse espetáculo, Eduardo Batista, a montagem surgiu da necessidade dos atores de fazerem aquilo que realmente fossem do desejo deles. “Nós reunimos o que gostamos, o que queríamos fazer em cena, para começar esse trabalho. Assim surgiram vários fragmentos de textos poéticos e de músicas, o que fizemos foi criar uma unidade para o conjunto” relata.
Para Eduardo a peça trabalha com a beleza poética e a sujeira mundana. Traz ao público o sonho de enamorados que se reencontram na maturidade depois da fantasia, ilusão e desilusão de um amor adolescente. O espetáculo já foi apresentado para público fechado, mas a estréia será nesta sexta-feira na Mostra Curto-Circuito de Teatro. Juntamente com Eduardo Batista, no elenco estão os atores Fernanda Rodrigues, Lieber Faiad e Renata Garutti. O Cenário e os figurinos são resultados de produção coletiva.

Com quatro integrantes fundadores, cada um atuante em uma área diferente das ciências humanas, a La Trup Maatma acredita que investir em cultura vai além de abrir uma janela para o mundo. Trata-se de produzir subjetividade, estimular a imaginação, a sensibilização e aguçar o pensamento crítico. É abrir uma janela para o mundo e convida-lo a entrar.

PROGRAMAÇÃO





No sábado 26/04 a programação continua com os espetáculos “As Fias de Mamãe” da Cia Teatro Termômetro, às 17h, na Praça Santos Dumont, e “Bodas de Sangue” da Cia Teatro de Brinquedo, às 20h, no Espaço Cultural Silva Freire.

No domingo, no mesmo local, às 18h, tem a apresentação de “Rir Sem Parar” da Cia Volta Seca, que foi adiado devido a forte chuva do último domingo (20.04). A programação da Mostra Curto-Circuito de Teatro continua até o dia 4 de maio. A entrada em todos os espetáculos é franca. Mas o projeto inaugura uma nova forma de valoração do trabalho artístico denominada teatro pós-pago, ou seja, a população determina quanto vale o espetáculo e poderá contribuir, ao final, com aquilo que achar merecido.

O Curto-Circuito é produzido pela gerência de teatro da Cooperativa de Comunicação, Cultura e Arte (Coccar) e faz parte do calendário de comemoração dos 289 anos de Cuiabá da Prefeitura Municipal, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Mais informações: (65) 3023-1794 ou (65) 8407-1184

teatrococcar@gmail.com

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

CURTO-CIRCUITO DE TEATRO: PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Nenhum comentário: